O Bloco Nerd




O Bloco Unidos da Estrela da Morte, também conhecido como Bloco Nerd, foi criado em 2015 pelo fã clube Conselho Jedi Minas Gerais que, por sua vez, é composto de fãs mineiros do filme setentista Star Wars. Para inserir ainda mais esta paixão cinematográfica na rotina da vida real, resolveu-se participar do Carnaval de BH com esta temática icônica marcadora de gerações – ficção científica e fantasia!



Mestre Sala e Porta Bandeira - Darth Vader e Padmé Amidala - Xikim e Doka

O objetivo é vivenciar um conteúdo cultural diferenciado para o público geek e nerd que nunca ou quase nunca frequenta Carnaval de Rua, que são em sua maioria sedentários, não curtem necessariamente o ritmo de carnaval tradicional, mas adoram se fantasiar (cosplay/cospobre) e falar sobre nerdices! 

Bateria Nerd - percussão do Bloco Unidos da Estrela da Morte (1ª Formação: 2016)


O local e itinerário foram escolhidos especialmente para o público Nerd... ruas largas, curto percurso, concentração em vias arborizadas e poucos morros! Sair de casa já é uma vitória para nosso público, então suavizamos o cortejo que até 2020 era apenas um quarteirão! Aos poucos estamos vencendo o sedentarismo pois este ano acrescentamos um quarteirão a mais, mas não se preocupem, é linha reta na maior parte do tempo.



O repertório abrange a orquestra de John Williams, trilhas sonoras de filmes clássicos, seriados, desenho animados, videogame, marchinhas próprias, paródias em ritmos de carnaval, pop rock, samba reggae, etc.

Além disso, o bloco é pet friendly! Pode levar seu nobre companheiro e fazer o cortejo com ele! Olha o amiguinho que o Chewbacca fez ano passado:





E para a criançada também há espaço!


O Unidos da Estrelinha promove ensaios com os padawans e um pré-carnaval bem animado, com um importante diferencial: instrumentos preparados pelos próprios younglings em oficinas de material reciclável! No dia do desfile do Bloco Nerd, a responsabilidade da abertura fica com o Unidos da Estrelinha que canta e toca em alto e bom som o grito de guerra: ES-TRE-LA-DA-MORTE!

Então já fique sabendo: antes do bloco nerd sair para o cortejo, chamaremos todas as crianças a frente para tocar junto com o Unidos da Estrelinha! Leve um instrumento ou ao menos um xike-xike! Nós levaremos também, e assim todas as crianças poderão viver seu momento de folião nerd conosco, mesmo sem nunca ter tocado! E tudo gratuito e espontâneo! É a Força manifestando-se entre nós!

Para inscrever suas crianças nas atividades que acontecem durante o ano, a partir de agosto, faça o cadastro que é em comum para todos, e está disponível neste site



Para maiores informações, use o link de CONTATOS deste site!

QUE A FORÇA ESTEJA COM VCS!




















.




Cenas pós créditos, rsss: 






.



Spoiler do livro que vamos lançar em breve:

Anos antes do surgimento do bloco, diante dessa busca pela ludicidade, busca pela exibição dos trajes para além de shoppings e cinemas, já haviam sido cogitadas algumas formas de desfilar com esta turma num espaço publico. Parecia aos meus olhos gestores um desperdício ficar só entre os inscritos toda a magia que a saga Star Wars proporciona visualmente. Cosplayers performavam em um mundo fantástico, criando uma experiência muito próxima da realidade dos filmes e dos grandes parques temáticos, como a Disneylândia e isto precisara ir a público.

Inicialmente foi cogitado por sugestão de um integrante, perfilar no Desfile Cívico Militar de 7 de Setembro, que acontece anualmente na Av. Afonso Pena, já que lá desfilam até missionários religiosos da fraternidade O Universo em Desencanto[1], e  outros grupos da sociedade civil. Depois foi pensada a criação de uma Escola de Samba, pois como Star Wars é infinito na sua temática teríamos conteúdo para   todos os anos com enredos diferentes de uma mesma saga. Na ocasião esta opção não parecia desconexa demais, até porque outros grupos de fãs, como os das torcidas organizadas de futebol de campo, já vinham criando suas próprias agremiações carnavalescas, sendo a mais famosa a G.R.C.E.S. Gaviões da Fiel Torcida[2] de São Paulo atuante até hoje e, em Belo Horizonte, a GRES Galoucura[3], composta pelos torcedores do Clube Atlético Mineiro. O Grêmio Cultural e Recreativo Escola de Samba Galoucura existiu entre 2007 e 2012. Bastou buscar um pouco de informação para compreender que tais projetos eram inviáveis em especial a Escola de Samba, tamanha complexidade daquela modalidade de desfile que exigia alto investimento e caminhos burocráticos para realização. Como pareceu não ser suficiente utilizar os caminhões do vizinho como carro alegórico e posicionar os Cosplayers em cima – eu realmente acredutava na suficiência deste modelo -  a proposta de desfilar diante do público neste formato ampliado teve que ser adiada.

No início de m 2014, durante um passeio no bairro Floresta em busca de sorvete e cerveja com o companheiro Everson estávamos num período que Belo Horizonte ainda ficava vazia em meses de fevereiro já que a população viajava para carnavalizar em outras cidades, alegando poucas opções de divertimento na capital.

Foi neste trajeto que a “Força”[4] se manifestou.  Um estrondoso eco de tambores começou a rufar numa altura cada vez maior nos mobilizando a tentar localizar de qual lado estavam vindo aqueles estampidos. Percebemos, então, uma multidão de amigos sorridentes cruzando e esquina da rua de baixo, copo na mão e estandartes de... carnaval! Acredito que era o Bloco Juventude Bronzeada fundado em 2013, realizando seu primeiro cortejo com pelo menos uma centena de pessoas! Sob encantamento batizei ali como o local do futuro cortejo daquele que seria  também um modesto bloco de Carnaval de Rua – já que umas 30 pessoas falavam no fórum do fã-clube que gostariam de usar mais vezes seus Cosplays.

O que fez o local parecer ideal para o público do fã-clube era mesmo a rua plana para os colegas que diziam ser sedentários, o trajeto arborizado para o cidadão caseiro que dizia ter baixa resistência ao sol e o ambiente aconchegante, dentro de um bairro tradicional na capital que leva o nome de uma famosa Lua em Star Wars: Floresta[5]. Ficou, então, nomeado aquele ponto como Floresta de Endor[6].

Para compreender o funcionamento de blocos de carnaval da cidade, eu e Everson procuramos experimentar outros cortejos pois não tínhamos vivvência em blocos de carnaval. Foi quando a Força novamente agiu e sem combinar encontramos um membro do CJMG, Cezar tocando Tarol (ou Caixa) no bloco Baianas Ozadas. O veterano do fã-clube já conhecia a realidade dos blocos da cidade e juntos postamos a experiência vivida no Forum do CJMG para sondar a disposição dos colegas para iniciar um bloco. Imediatamente tivemos retorno positivo de Israel, que já tinha experiência musical tocando e cantando em igrejas e bares. Assim o quarteto fundador estava pronto para arriscar o primeiro passo: convencer o Nerd Cosplayer a sair de casa num período de carnaval.

Enquanto providenciava os documentos para registrar o bloco na Prefeitura de Belo Horizonte, ação obrigatória para aqueles que desejam um apoio durante o cortejo, enfrentamos questionamentos dos colegas que não viam ligação entre nerd de Star Wars e o carnaval de Rua. Os argumentos contra a festa versavam sobre estilo musical e degradação do personagem. Parecia que a iniciativa iria deturpar nossa história enquanto fãs.

Postei uma enquete para que os próprios associados escolhessem o nome do bloco e cerca de 20 integrantes sugeriram nomes. Venceu Unidos da Estrela da Morte[7] que é o nome de uma importante estação bélica no filme Star Wars, a Death Star, de enorme potencial devastador. Ela é tão grande que pode ser confundida como uma Lua e basta um raio laser verde para destruir um planeta inteiro à sua frente. É, também, onde o icônico personagem Darth Vader arquiteta e executa os planos obscuros para dominar a galáxia. Sua primeira aparição na saga foi logo no Star Wars Episódio IV: Uma nova Esperança, no primeiro filme da trilogia clássica que foi exibido no cinema em 1977. Agora dava nome a uma manifestação popular na cidade.



[1] https://www.bandaracional.com.br/sobre-a-bur/

[2] O Grêmio Recreativo Cultural e Escola de Samba Gaviões da Fiel Torcida é a maior torcida organizada do Sport Club Corinthians Paulista e também uma escola de samba de  São Paulo. Fundada em 1969, localiza-se no bairro do Bom Retiro foi a primeira torcida organizada do Brasil a ter uma estrutura administrativa interna regida por regras estatutárias.[3] Na Gaviões os departamentos de Carnaval e os ligados ao futebol fazem parte de uma mesma entidade.

[3] https://www.cmbh.mg.gov.br/comunica%C3%A7%C3%A3o/not%C3%ADcias/2020/11/hist%C3%B3ria-do-carnaval-em-belo-horizonte-0

[4] Força é um elemento sobrenatural em Star Wars que significa poder maior, um campo de energia com poderes que só sensitivos possuem

[5] Estudantes de Arquitetura e Urbanismo da  IFMG e Arquivista da UFMG  escreveram uma cartilha sobre o patrimônio cultural do bairro floresta disponível em https://www.ifmg.edu.br/santaluzia/noticias/estudante-de-arquitetura-e-urbanismo-produz-cartilha-sobre-patrimonio-cultural-do-bairro-floresta-belo-horizonte/Cartila_Patrimonio_Bairro_Florestamaisleve__.pdf

[6] Endor (também conhecido como Lua Florestal de Endor ou Lua Santuário) era uma pequena lua que orbitava o gigante gasoso Endor, sua lua mais distante dele https://starwars.fandom.com/pt/wiki/Endor

[7] Não consegui identificar quem propôs primeiramente este nome Unidos da Estrela da Morte mas foi Robin ou Marcelle, ambos já eram integrantes engajados antes da votação. Fizeram campanha justificando o nome. Robin coordena o Agre Alas do Bloco por ser também coordenador do nosso projeto de Lutas Coreografadas de Sabre de Luz, o Sabres da Velha República, enquanto Marcelle coordena o clã mandaloriano do CJMG chamado Beskar’Ade. Robin é um dos voluntários desta pesquisa e Marcelle levou seus bebes gêmeos no cortejo do bloco nerd deste ano!



Que sucesso, bloco Nerd!!!!

  Não bastasse carro de som, fumacinha colorida, mais alas temáticas e outras melhorias, este ano nosso bloco teve até fotos em 360º. Também...